top of page

NÃO TENHA PRESSA, MAS NÃO PERCA TEMPO

Todos nós já passamos por algum tipo de ansiedade na hora de fechar um acordo.


Compradores ficam ansiosos porque querem logo o item e muitas vezes acabam levando coisas que não gostam ou não precisam, de verdade, só porque querem fechar logo a transação.


Vendedores ficam ansiosos porque precisam do dinheiro da comissão, querem bater a meta ou impressionar o chefe.

Ampulheta
Photo by Alexandar Todov on Unsplash

Neste cenário, é muito comum que um dos lados tente tirar algum proveito da ansiedade do outro. E isso é feito, na maioria das vezes, pressionando o outro a tomar uma decisão rápida.


Há diversos mecanismos para tentar acelerar o fechamento de um acordo, seja impondo prazos inexistentes ou criando uma escassez artificial.


Ninguém consegue pensar direito sob pressão e a intenção é exatamente essa: uma decisão atropelada, sem avaliar corretamente a situação. Porque se a pessoa parar para raciocinar, se pensar direito, provavelmente não fecha o acordo. E este já é um forte indicativo de que alguma coisa está errada.

Quando alguém me diz que devemos agir agora, eu hesito. Na maioria das vezes, estão apenas tentando me impedir de pensar claramente.
Hans Rosling

Por isso, desconfie sempre que alguém tentar acelerar artificialmente um processo. Decida, primeiro, como você vai decidir (chamamos isso de metadecisão) e reserve um tempo adequado para pensar no assunto.


bottom of page