TRÊS DICAS PARA NÃO SER ENGANADO

Um dos grandes entraves a boas negociações reside no fato de que a gente às vezes não confia na pessoa do lado de lá. E quando a gente não confia, a gente reluta em compartilhar informações — o que prejudica demais a busca por alternativas.


Para evitar problemas assim, preparei três dicas para você evitar transformar sua negociação em um jogo de gato e rato que, convenhamos, não é a melhor maneira de buscar construir um relacionamento, não acha?



1. MOSTRE O SEU PREPARO


Eu posso escrever duzentos textos sobre a importância de se preparar bem antes de uma negociação. Nunca é demais lembrar o valor de um dever de casa bem feito. Mas tem um outro detalhe: tão importante do que estar preparado, é parecer preparado.


Porque quanto mais você parecer preparado, menos as pessoas vão querer tentar te enganar. Porque elas sabem que uma pessoa bem preparada vai pegar as mentiras que elas tentarem contar – e elas não vão querer correr esse risco!


2. MOSTRE SEU ACESSO À INFORMAÇÃO


Mostre que você tem acesso à informação e que pode conseguir o que quiser, na hora que quiser. Se você for visto como uma pessoa bem relacionada, que conhece pessoas e entidades que possam detectar e identificar uma mentira quando você quiser, as pessoas pensarão duas vezes antes de tentar te enganar.


3. NÃO MINTA


Um estudo sobre o mercado de carros usados nos EUA na década de 1970 mostrou que os vendedores picaretas levavam tanta vantagem que os honestos acabavam quebrando. Então muita gente acaba usando isso como desculpa, porque em algumas situações ser a única pessoa a dizer a verdade é uma desvantagem.


Mas isso passa a ser um problema quando todo mundo usa a mesma lógica e isso vira um círculo vicioso. Mas a gente pode ajudar os outros a não mentir dando o exemplo. Isso não vai evitar que os outros tentem explorar a sua boa-fé, mas pode convencer os outros a não mentir só para se proteger.


E como você pode dar o primeiro passo, sinalizando que quer construir uma relação de confiança mútua? Revelando informações que te deixem vulnerável.

É claro que é importante lembrar que informação dada não pode ser recuperada. Isto é, a partir do momento que você compartilha algo, não tem como voltar atrás. Então o ideal é ir aos poucos, com informações não muito sensíveis, esperando sempre a reciprocidade do outro lado.


#confiança #informação #mentira #planejamento #preparação #reciprocidade #risco #verdade

  • LinkedIn
  • YouTube
  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Spotify Ícone
Fale comigo através do formulário de contato ou escreva diretamente para rodolfo@negociacao360.com.br

© 2019 Negociação 360º  • Todos os direitos reservados • Desenvolvido por Teresa Maita