top of page

CUIDADO COM SEUS PENSAMENTOS

  • Foto do escritor: Rodolfo Araújo
    Rodolfo Araújo
  • 29 de abr.
  • 2 min de leitura

Cuidado com seus pensamentos, pois eles se tornam palavras.

Cuidado com suas palavras, pois elas se tornam ações.

Cuidado com suas ações, pois elas se tornam hábitos.

Cuidado com seus hábitos, pois eles se tornam o seu caráter.

E cuidado com seu caráter, pois ele se torna o seu destino.


Ouvi este texto pela primeira vez em A Dama de Ferro (Pathé, 2011), filme sobre a vida de Margaret Thatcher, ex-Primeira-Ministra do Reino Unido entre 1979 e 1990. (A frase original é atribuída, na verdade, a Frank “Outlaw” Jackson.)


Meryl Streep como Margaret Thatcher, em A Dama de Ferro (Pathé, 2011)
Meryl Streep como Margaret Thatcher, em A Dama de Ferro (Pathé, 2011)

Thatcher tinha a fama de ser uma negociadora implacável e não foi à toa que recebeu o apelido que dá nome a seu filme biográfico.


Isso tem um lado bom e um lado ruim:

O lado bom é que as pessoas tinham medo de negociar com ela.

O lado ruim é que as pessoas tinham medo de negociar com ela.


Você não leu errado. É que dependendo da situação, isso pode ser uma benção ou uma maldição.


Muita gente admira aquelas figuras poderosas – tanto na ficção quanto na vida real – que negociam com mão de ferro e sempre parecem conseguir o que querem, de um jeito ou de outro. (O próprio Maquiavel já dizia que é melhor ser temido do que ser amado.)


Negociadores mais agressivos podem conseguir, sim, acordos melhores. Mas é preciso entender que pode haver consequências:

¬ Primeiro, a mão pesada demais atrapalha a busca por soluções conjuntas, colaborativas, porque as partes competem entre si, em vez de cooperar;

¬ Depois, a força na negociação não é da pessoa, via de regra, mas da posição que ela ocupa. Quando eventualmente ela não tiver mais o mesmo status, não terá, também, os mesmos resultados.

¬ Por fim, essa postura deixa um rastro. As pessoas se ressentem de serem forçadas. Fazem porque foram obrigadas, não porque quiseram ou foram convencidas.


Isso destrói relacionamentos.

Isso afeta a sua imagem.

Isso abala a sua reputação.


Da mesma forma que uma reputação de honestidade atrai a confiança, uma reputação ruim repele as pessoas. Ou atrai pessoas semelhantes, para negociações provavelmente duvidosas.


A gente não deve pensar em Reputação só porque (a gente acredita que) isso é uma vantagem competitiva. Deve pensar em Reputação porque é a coisa certa a se fazer.


Ações se transformam em hábitos, lembra?

Em muitas profissões, inclusive, sua REPUTAÇÃO é tudo o que você tem e, sem ela, você não é nada.


Além das pessoas, as empresas também criam reputações.


Reza a lenda, que as salas de compras de um grande varejista europeu tinha clima polar (temperaturas em torno de 18°C!), para deixar os vendedores batendo queixo.


E que um grande fabricante de bebidas ganhou fama por suas agressivas políticas comerciais, que levava os times de vendas ao limite, e os clientes ao desespero.


E todo mundo pensa duas vezes antes de se envolver com empresas assim – seja para trabalhar ou para negociar.


→ Alguma vez você já se sentiu prejudicado, por defender seus valores, sua reputação? Conta aqui pra gente!


 
 
 

Comments


bottom of page