top of page

LIVROS | NUDGE

Richard H. Thaler foi um dos precursores de uma nova disciplina — a Economia Comportamental — que revolucionou a forma como nós entendemos a tomada de decisão*.


A Tomada de Decisão é um ramo da Economia que estuda o modo como fazemos nossas escolhas e, por muito tempo, seguiu uma doutrina prescritiva, isto é, uma linha de pensamento que sugeria como nós, seres humanos, deveríamos tomar decisões.


Mas como teoria e prática são, muitas vezes, duas coisas aparentemente distintas, o foco acabou voltando-se para uma visão mais descritiva do processo, ou seja, como realmente tomamos decisões.


Em vez de diretrizes rígidas, baseadas no modelo da Economia Tradicional em que a pessoa sempre busca a maximização da utilidade dos seus recursos, passamos a explorar um mundo mais real e humano, com fraquezas, imperfeições, vaidades e emoções.


Junto com Cass R. Sunstein, um influente autor e gestor público da área regulatória, Thaler escreveu um dos livros mais importantes do século 21.

Ao pé da letra, nudge pode ser traduzido como uma cutucada, um leve empurrão daqueles que você dá numa pessoa distraída que não percebe que a fila andou. Funcionam como pequenos lembretes, sinalizando que a pessoa precisa agir naquele momento. E, da forma como os autores definem, um nudge também sugere como a pessoa deve agir ou, no mínimo, em que direção seria melhor ela seguir.


Daí deriva, talvez, a principal contribuição da obra: a ideia de arquitetura da escolha.

Arquitetura da Escolha refere-se ao impacto que a simples disposição das opções têm na decisão final de quem toma uma decisão.

Em um buffett de comida à quilo, por exemplo, somos muito mais influenciados pela ordem em que os diferentes tipos de comida são oferecidos e pelo tamanho do prato utilizado, do que pela nossa própria fome ou preferências culinárias.


Em um supermercado, frequentemente a primeira seção que vemos é a de frutas, saladas e comidas saudáveis e, logo depois, queijos, vinhos e chocolates. Funciona como se a primeira nos "liberasse" para consumir a segunda.


Se isso estiver se parecendo com seus hábitos alimentares e de consumo, então é hora de você saber o que mais esses autores e pesquisadores sabem de você!


Compre o livro na AmazonBR: https://amzn.to/31uoY0B

(Este é um link de afiliado e gera comissões por vendas.)


____________________

* Esta história é contada em detalhes no ótimo Misbehaving: A Construção da Economia Comportamental. E por sua obra nesta área, Thaler ganhou o Prêmio Nobel em Economia, em 2017.




bottom of page