AMENIDADES: SIM OU NÃO?

Um papo informal antes do início de uma reunião pode ajudar a criar rapport, estreitar o relacionamento entre as partes e, assim, melhorar o resultado de uma negociação.


Foto de Nishant Aneja no Pexels

Mas será que a gente deve sempre conversar amenidades antes do tema principal?


Em vez de adotar a prática como regra, convém prestar atenção em alguns detalhes do contexto geral:


Local: se for seu escritório você tem mais controle sobre o ambiente, então pode direcionar um pouco mais as ações. Mas se estiver de visita, então preste atenção às pistas que o anfitrião dá: ele oferece um café antes ou te leva direto para a mesa?


Linguagem corporal: vocês estão sentados em um sofá, lado a lado, ou um de frente para o outro em uma mesa de reunião? Seus interlocutores estão relaxados, de braços abertos e mãos espalmadas, ou tensos e retraídos? Uma postura indica abertura a conversas informais prévias, a outra sugere ir direto ao assunto.


Tema das amenidades: evite assuntos polêmicos, como política, religião ou até mesmo futebol. Guarde estes tópicos para quando tiver certeza de que a outra pessoa compartilha das suas visões. Até lá, vá de temas seguros, como família, formação acadêmica e histórico profissional. Estimule o outro a falar si - a maioria das pessoas gosta de ser o tema da conversa!


Tema principal: se o tema central da reunião for tenso, começar com amenidades pode sinalizar descaso, ou mesmo desrespeito, principalmente se a carga emocional estiver apenas de um lado. Não acho que não deva existir um papo informal no início, mas deve-se ter cuidado extra para não começar com o pé esquerdo.


Em linhas gerais, vai muito do seu bom senso. Imagine que você esteja indo conhecer sua sogra. Uma piada bem colocada pode fazer maravilhas pelo relacionamento. Mas se pegar mal, pode ser um verdadeiro desastre.


#ambiente #amenidade #contexto #conversa #descontração #informal #liguagem_corporal #local #rapport #relacionamento #tema

  • LinkedIn
  • Facebook
  • YouTube
Fale comigo através do formulário de contato ou escreva diretamente para rodolfo@negociacao360.com.br

© 2019 Negociação 360º  • Todos os direitos reservados • Desenvolvido por Teresa Maita