top of page

CHEGA DE RASGAR DINHEIRO!

  • Foto do escritor: Rodolfo Araújo
    Rodolfo Araújo
  • 17 de jun.
  • 2 min de leitura

É frequente as pessoas rasgarem dinheiro durante as minhas aulas.

 

Calma que eu explico: em uma das atividades que faço em sala, peço para as pessoas, em duplas, dividirem R$ 100. É um desafio muito rápido e uns conseguem, outros não.



FOTO: cottonbro studio, via Pexels
FOTO: cottonbro studio, via Pexels

 

Mas o mais curioso é ver que muita gente recusa um acordo igual ao que muita gente aceita. Mesmas condições, mesmos valores. Uns fecham negócio felizes, outros rejeitam descontentes.

 

O que para uns é uma vitória, para outros é um insulto.

O mesmo valor.

 

Isso pode acontecer por duas vias:

 

[V1] Cada um tem suas preferências, seus valores pessoais, seus critérios subjetivos e, por isso, avaliam as coisas de maneira diferente, o que leva a escolhas e decisões diferentes.

 

[V2] O contexto também interfere nas escolhas. Dependendo de como uma oferta é feita, ou como a pessoa lê o ambiente, ela pode tomar decisões diferentes.

 

(E, claro, as duas coisas podem acontecer juntas, o que torna as decisões ainda mais imprevisíveis.)

 

E embora o exercício seja sobre uma transação, com valores monetários, os insights também valem para outros tipos de negociação.

 

Pessoas também reagem de maneira diferente quando falamos sobre:

 

As tarefas que lhe são delegadas

As recompensas atreladas às atividades

O grau de dificuldade dos desafios que recebem

 

Reparou que, se você quiser, consegue atribuir uma conotação positiva ou negativa para cada um desses elementos?

 

Pois é, então seus colegas e as pessoas da sua equipe também conseguem.

 

É exatamente por isso que você precisa pensar nas duas Vias que falei lá em cima para preparar suas interações com as pessoas:

 

[V1] Se cada um tem suas preferências – e suas expectativas – você precisa saber quais são. Conversar, fazer boas perguntas e, igualmente importante, ouvir as respostas.

 

[V2] Como o ambiente impacta na leitura que a pessoa faz, que mudanças você pode fazer no ambiente para que a pessoa veja a sua proposta/oferta de forma mais positiva?

 

É claro que a gente tem pouco controle sobre o que se passa na cabeça do outro, sobre suas crenças e valores.

 

Mas é possível ter uma ideia dos elementos que mais interferem na sua percepção, na sua particular construção da realidade e, assim, adaptar nossas mensagens de acordo com estes elementos.

 

O mundo é o mesmo e o que está em volta é igual para todos, objetivamente falando. Mas cada um faz sua leitura e cria, por assim dizer, sua própria realidade, a partir da qual

toma suas decisões.

 

É por isso que uns rasgam dinheiro, outros não.

 

E sabe o que é mais estranho?

A maioria das pessoas que rasgam dinheiro, não sabem que rasgam. Porque não sabem que negociam tão mal.

 

Então pega o dinheiro que você ia rasgar e se inscreve no Negociação 360.O link está lá no meu perfil e tem uma turma nova agora em julho.

 

 
 
 

コメント


bottom of page