top of page

7 MOTIVOS PARA APRENDER NEGOCIAÇÃO

Se você já chegou até aqui — um site especializado em conteúdos sobre negociação — é porque reconhece, de alguma forma, a utilidade e a necessidade de melhorar seus conhecimentos sobre o tema.


Para reforçar ainda mais a importância de se desenvolver nesta área, eu separei sete fortes motivos para você querer aprender a negociar melhor:


1. Mais e Melhores Alternativas

Pouca gente reconhece o valor de ter boas alternativas à sua disposição, na hora de buscar um bom acordo. Mas ter boas opções para escolher representa um dos principais pontos de alavancagem em uma negociação. Para isso, é preciso não só fazer uma boa leitura da situação, mas também saber como e onde buscar as informações necessárias e combiná-las corretamente. E lembrar, ainda, que o outro lado também tem alternativas e como isso impacta na dinâmica entre as partes.


2. Menos Conflitos

Há muitas razões para que atritos surjam em um relacionamento — seja ele pessoal ou profissional. Desde questões relacionadas a falhas na comunicação ou mesmo a disposição das pessoas em cumprir o que foi combinado, passando por promessas exageradas ou falta de alinhamento nas expectativas, tudo pode ser motivo de conflitos em uma negociação.


Mas quando você entende o que de fato está em jogo, aprende a identificar as dinâmicas, mapear interesses e planejar corretamente suas ações, os desentendimentos tendem a cair drasticamente. Você aprende a desenhar acordos melhores para ambos os lados e isso, por sua vez, gera menos conflitos.

3. Acordos Mais Duradouros

Uma negociação bem estruturada, em que as necessidades de cada parte são bem exploradas e atendidas, tende a ter resultados mais satisfatórios para todo mundo e, por isso, costumam durar mais.


4. Mais Influência

Quando você faz uma boa leitura do ambiente, das partes envolvidas (sejam pessoas, empresas ou ambos), dos desafios, medos e necessidades de cada um, consegue entender melhor o que cada um pretende conseguir ou evitar. Pode, assim, ajustar melhor suas ofertas e, principalmente, sua comunicação tornando-a muito mais impactante.


5. Mais Eficiência

Um dos efeitos mais imediatos que sentimos ao negociar de maneira mais profissional é que, frequentemente, pagamos caro demais pelo que compramos e recebemos muito pouco pelo que vendemos. Estudar negociação permite encontrar os pontos de alavancagem ideais para otimizar nossos recursos, de forma ética, consistente e sustentável.


6. Mais Confiança

Entender melhor como funciona uma negociação ajuda a criar situações em que construir laços de confiança é a melhor alternativa. Com a visão ampliada, é possível enxergar melhor quais riscos estão atrelados aos benefícios que buscamos, e como eles devem ser gerenciados para fortalecer os relacionamentos. Quando os papeis e as expectativas estão alinhados, o combinado não sai caro.


7. Mais Colaboração, Menos Competição

Um dos melhores saltos de qualidade que se pode dar em negociação é perceber que quanto mais colaboração, mais positivos tendem a ser os acordos, para ambos os lados. Aquela visão competitiva ao extremo acaba comprometendo os resultados e prejudicando os relacionamentos, criando um ciclo que destrói valor no longo prazo.


Se estes sete motivos foram suficientes para você, então não deixe de participar de uma das turmas do Negociação 360⁰ ao vivo. Um curso sob medida para quem quer ampliar sua visão e melhorar seus resultados. Confira as datas e faça a sua inscrição aqui.


bottom of page