"Em vez de se deixar levar pelas emoções que você e outras pessoas estão sentindo, tente entender o que gera estas emoções."
Roger Fischer e Daniel Shapiro
Lidar com emoções é uma tarefa difícil durante as negociações. Quem nunca teve um acesso de raiva ou uma inescapável sensação de frustração? Não importa sua bagagem ou experiência, todos estamos sujeitos a algum grau de descontrole que pode afetar nossos resultados.
7Pensando nisso, aqui vão duas dicas rápidas:
1. PREVINIR: Se determinado assunto é um potencial gatilho, esteja preparado para seus efeitos. Um dos maiores potencializadores das emoções é a surpresa. Evitando-a, você controla uma parte. Ainda assim, prepare-se para o impacto.
2. LOCALIZAR: Emoções não surgem do nada; elas têm uma origem, um catalizador. Foque no que gera as emoções e não nas emoções em si — seja antecipando e prevenindo, seja lidando com ela depois que aparecem.
Ao localizar, rotule-as. Mostre o elefante na sala para que todos possam falar dele abertamente. (Isto serve, também, para desfazer eventuais mal entendidos.)
BÔNUS:
3. Evite ignorar uma emoção que você ou (principalmente) a outra pessoa está sentindo. Isto é adicionar insulto à injúria.
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