top of page

COMPETIR OU COOPERAR?

Muita gente ainda entra em Negociações achando que ao final haverá, necessariamente, vencedores e perdedores. Isto acaba sendo reforçado, ainda mais, pelos livros e cursos sobre o tema que vemos por aí, prometendo fórmulas para vencer disputas, ganhar negociações e derrotar os adversários.


Embora algumas situações sejam realmente competitivas, manter este mindset como padrão pode bloquear nossa visão e nos fazer perder ótimas oportunidades.

A maioria das disputas não são estritamente competitivas — boas análises feitas por um lado frequentemente também são úteis ao outro.
Howard Raiffa

Quando adotamos uma mentalidade mais colaborativa, em que se buscam soluções em vez de vitórias - às vezes pírricas -, novas alternativas aparecem e acordos bons para todo mundo se tornam possíveis e prováveis.

Photo by Josh Calabrese on Unsplash

Na sua próxima Negociação, experimente olhar o outro como parceiro, não como inimigo. Em vez da desconfiança habitual, tente enxergar um parceiro de negócio que tem objetivos, metas, chefe e colegas. Alguém como você.


bottom of page