A MALDITA VISITA DE RELACIONAMENTO
- Rodolfo Araújo
- 20 de mar.
- 2 min de leitura
— Essa vai ser uma visita para estreitar o relacionamento.
Eu sempre tenho arrepios quando ouço essa frase.
Ela é dita, quase sempre, quando vou a campo visitar clientes com vendedores, para customizar um programa de treinamento.

⮾ É a senha para saber que vou perder meu tempo.
⮾ Porque esse vendedor não sabe bem o que está fazendo ali, naquele cliente específico.
⮾ Não tem um objetivo claro.
Mas como está com uma visita externa, escolheu alguém que conhece de outros carnavais, para ficar bem na foto.
É um tiro que, normalmente, sai pela culatra, porque conversa-se sobre tudo, exceto o que importa.
E aí, nem ele faz o trabalho dele, nem eu consigo fazer o meu – que é ver como ele faz o dele.
Nenhum cliente jamais me contratou para ajudar seu time a estreitar relacionamento.
(Ainda bem, porque minha visão sobre “relacionamento” em vendas é um pouco peculiar. Mas isso fica para outro texto.)
Vamos por partes, aqui:
∞ O que é, exatamente, estreitar relacionamento?
» Ficar mais amigo do seu cliente?
» Conhecer melhor a família dele? O nome dos filhos?
» Saber o que ele gosta de fazer no fim de semana? O time de futebol?
Como você sabe, ao final da visita, que você conseguiu estreitar o relacionamento?
» Você pergunta pro cliente se ele sente que o relacionamento está mais estreito?
» Você tem um template, no CRM, que te ajuda a medir o estreitamento de relacionamento?
» Vai no feeling, mesmo?
Como esta visita te ajudou a chegar mais perto do seu objetivo?
» Que objetivo?
» Era só uma visita de relacionamento.
» Você faz perguntas muito difíceis...
Existem perguntas muito mais difíceis.
— Por que você dedica boa parte do seu tempo a esse cliente se ele compra tão pouco?
Essa, sim, é uma pergunta difícil.
Porque há maneiras e maneiras de usar seus relacionamentos em vendas.
Uma delas é, justamente, exibi-los como troféu para um consultor externo.
É muito comum e muito errado.
— Olha que legal, estou te levando para conversar com o VP da empresa!
Sim, da empresa que não compra um mísero Real de você.
Que belo relacionamento!
Não é que eu não acredite em relacionamentos.
Muito pelo contrário: acho que têm um valor inestimável na atividade de vendas!
Desde que você saiba para que ele serve, exatamente, e como, quando e onde deve ser usado.
→ O que eu costumo dizer é que relacionamentos abrem portas.
→ Mas o que mantém as portas abertas são bons negócios.
→ E essas duas coisas andam sempre de mãos dadas.
Se você já tem a parte do relacionamento, mas tem dúvidas de como fazer a parte dos bons negócios, então você precisa conhecer o curso Negociação 360.
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