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EDUCANDO SEU CLIENTE

Já vi muitos profissionais liberais reclamando nas redes sociais que as pessoas/clientes não respeitam seu trabalho.


Advogados dizem que é desrespeito pedir para "dar uma olhadinha no processo". Arquitetos se ofendem quando alguém diz que "é só um projetinho".


E, ainda pior: frequentemente precisam lidar com o espanto alheio quando cobram pelo serviço prestado.


São problemas que ocorrem em diferentes categorias, mas têm origem parecida: a relação de prestação de serviço foi mal combinada e quando as partes decidem falar a respeito já é tarde.


Photo by You X Ventures on Unsplash

Quando há amizades ou laços familiares envolvidos, então, os problemas podem ser ainda mais desagradáveis.


Para situações assim, seguem algumas sugestões:


1. Deixe claro que aquilo é o seu trabalho e que você precisa dele para viver.
2. Faça analogias com o trabalho do outro, dando destaque para o valor criado por ele.
3. E, principalmente, explique à pessoa onde começa e onde termina o seu trabalho.

Muita gente nunca teve contato com o tipo de serviço que você presta e não sabe onde terminam as conversas e explicações genéricas e onde você começa efetivamente a trabalhar. É uma questão de educar a pessoa sobre como funciona o seu setor e a partir de que momento o prospect passa a ser um cliente, com seus direitos e obrigações.


Sendo objetivo você evita mal-entendidos e, principalmente, prejuízos.


E, claro, não esqueça do contrato...



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