top of page

APRENDA NEGOCIAÇÃO EM DOIS MINUTOS

Dia desses eu li um artigo com dicas para quem quer se tornar um grande negociador. Neste caso, especificamente, o autor relacionava "crenças limitantes," isto é, comportamentos que atrapalham o pleno desenvolvimento da pessoa numa determinada habilidade.


Uma destas crenças era, segundo o texto, a pessoa achar que não sabe negociar.


Minha experiência, no entanto, diz exatamente o oposto: um dos maiores entraves para alguém aprender a negociar bem, a grande crença limitante, usando a mesma terminologia, é a pessoa achar que já sabe negociar.


Curiosamente, saber negociar é uma das poucas habilidades em que o número de pessoas que se diz confiante e experiente supera os inseguros e inábeis. (Esta é, obviamente, uma percepção minha, particular, baseada nas minhas observações pessoais.)


Todo mundo parece ter nascido sabendo e com respostas prontas para tudo. Aí você faz duas ou três perguntas, no entanto, e percebe que a pessoa está apenas repetindo uma lista de dicas, truques e quebra-galhos que ela viu na contracapa de um livro de negociação — que ela não leu porque, afinal, já sabe negociar.

Existe atalho para tudo?

Dizer que não se achar capaz é uma crença limitante é um dos engodos preferidos da autoajuda e talvez o maior combustível do Efeito Dunning-Kruger nos mundos corporativo e acadêmico. De uma hora para a outra e baseado em nada o sujeito passa a acreditar que sabe negociar e pronto!


Mentir para si mesmo transforma-se, portanto, no grande atalho para o conhecimento e a experiência, o perfeito substituto para o esforço e a dedicação. Essa é a mentira mais fácil de contar e de acreditar, porque você quer acreditar. Só há um problema: os outros não são obrigados a acreditar. E você precisa dos outros para negociar.


Agora, quer fazer o verdadeiro teste para saber se você é ou não um bom negociador? É bem simples, basta se perguntar:


Por que você acha que sabe negociar?

Falar em acordos que você já fechou não funciona, porque provavelmente você não tem parâmetros de comparação. Dificilmente conseguimos ver o que aconteceria se tivéssemos ido por outro caminho ou tomado decisões diferentes. Pouca gente mantém um registro de suas negociações para analisar seu histórico. Então como é possível determinar se você sabe negociar ou não.


Na dúvida, eu sempre digo que não sei. Que ainda preciso aprender muito. Nesta segunda parte, ao menos, dificilmente estarei errado.


bottom of page