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UM MINUTO DE SILÊNCIO, POR FAVOR!

Você costuma fica desconfortável durante períodos de silêncio prolongados em uma conversa?


Olha, a maioria de nós não gosta muito desses momentos e chega a ficar até constrangido. Mas a verdade é que sabendo como se controlar, você pode tirar ótimo proveito disso e transformar o silêncio em um grande aliado!


Foto de lascot studio no Pexels

A primeira coisa que você deve fazer é provocar o silêncio produtivo em situações específicas. Claro, porque não basta só ficar calado, tem que ter o timing certo.

Existem duas ótimas situações para fazer isso:


ROTULAR: quando você põe um rótulo em uma situação ou comportamento, você dá a chance para a pessoa confirmar ou não o que você acabou de dizer. Exemplos:


– Pelo que eu entendi você esperava outro valor na proposta. – Parece-me que o prazo de entrega é importante aqui. – Pelo que estou entendendo você está de mãos amarradas aqui.


Depois que você solta um desses rótulos e fica em silêncio, a pessoa entra no modo de confirmação, isto é, seguindo a máxima de “quem cala consente,” ela se sentirá na obrigação de contestar o que você acabou de dizer, ou isso ficará como verdade.


DINÂMICA: existe uma dinâmica implícita nos diálogos que um fala de cada vez – embora muita gente ache que todo mundo tem que falar ao mesmo tempo. Então, quando um termina de falar, fica subentendido que é a vez do outro.


E se você realmente ficar calado depois de falar, isso começa a gerar um desconforto na outra parte. Mas por que só na outra parte? Porque você sabe o que está fazendo, a outra parte não.


Em situações assim, as pessoas começam a ficar ansiosas e procuram qualquer coisa para preencher o silêncio – e frequentemente dizem o que não devem.


Já vi muita gente negociar consigo mesmo, que é quando a pessoa diz um preço, você fica mudo e ela começa e dar desconto, dizer que parcela, que pode devolver se não gostar e assim por diante.


BÔNUS

Outro efeito muito interessante do silêncio é que ele pode te tornar uma pessoa mais carismática. Explico:


Uma das principais características das pessoas carismáticas é a atenção que elas dão aos outros, fazendo com que se sintam valorizados.


Por isso, quando você estiver conversando com alguém, em vez de começar a falar imediatamente depois que o outro terminar sua frase, espere dois ou três segundos. Essa pausa demonstra – mesmo que inconscientemente – que você realmente estava prestando atenção e que está processando o que o outro acabou de dizer.


Quando você engata direto, parece que você não estava ouvindo, mas simplesmente esperando sua vez de falar.


Essa e outras dicas muito valiosas sobre Carisma você vê no ótimo O Mito do Carisma, de Olivia Fox Cabane, disponível na Amazon Brasil.

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