top of page

PARA HOJE OU PARA SEMPRE?

Muita gente tem me perguntado, recentemente, se eu daria dicas ou recomendações específicas para este momento de quarentena que estamos vivendo.


Minha resposta habitual foi baseada em uma situação que vivi não faz muito tempo, quando precisei ir a um gastroenterologista para resolver um problema de saúde. Era algo trivial e que, na maioria das vezes, poderia ser prevenido com uma alimentação mais equilibrada.


Ainda assim, pedi ao médico que me indicasse ou prescrevesse uma dieta, de modo a evitar problemas futuros, como aquele. E foi aí que veio o grande insight:


— Você não precisa de uma dieta para prevenir este problema. Você precisa de uma dieta para viver melhor, disse ele.



Se a alimentação for equilibrada o suficiente, eu consigo prevenir não só esta doença, mas uma série de outras e, por consequência, terei uma qualidade de vida muito melhor.


Este é o paralelo que eu traço com a Negociação: você não precisa aprender a negociar para conseguir se sair bem em uma crise. Você precisa aprender a negociar porque isso é importante, independentemente da situação.


Se você der o devido valor planejamento, você saberá da importância de entender bem o ambiente em que a negociação acontece. Do mesmo modo, conseguirá perceber o impacto que uma quarentena tem nas pessoas e como ela pode modificar seus interesses e posições.


Não é preciso um novo mindset ou um método específico. Suas ferramentas é que devem ser suficientemente robustas, permitindo que você faça os ajustes necessários. Se você tem uma boa leitura do ambiente, conseguirá adaptar-se conforme as condições - seja na tempestade ou na bonança.


bottom of page