top of page

ALTERNATIVA E SUOR

Um dos maiores problemas ao negociar ou tomar decisões é ter poucas opções. Quando você não vê alternativas, a chance de otimizar sua escolha é menor.


Mas a falta de opções raramente é uma característica do problema ou do contexto. Na grande maioria das vezes é uma questão de preguiça, de falta de empenho, de se debruçar sobre o problema e tentar encontrar mais soluções.


Reza a lenda, por exemplo, que Thomas Edison testou, literalmente, milhares e milhares de compostos até conseguir uma combinação perfeita para o filamento de sua histórica lâmpada no final do século 19.

Thomas Edison em seu laboratório

Normalmente as pessoas trabalham com a primeira alternativa que veem pela frente e, então, passam a uma decisão binária: sim ou não? E isso deixa, possivelmente, várias boas opções pelo caminho, simplesmente porque elas nem chegaram a ser consideradas, em primeiro lugar.


Invente primeiro, decida depois.
William Ury.

Encontrar mais opções é muito mais uma questão de transpiração do que de inspiração; muito mais de empenho e esforço do que de criatividade; mais força bruta do que iluminação divina.


E é exatamente daí que vêm as desculpas internas e as externas, respectivamente: no seu íntimo, você não faz porque dá trabalho e, para os outros, você diz que não é criativo.


Mas vai por mim: buscar mais alternativas é o passo mais importante para negociações e decisões de qualidade. Force-se a isso! Sente na cadeira e não se levante enquanto não encontrar mais duas ou três soluções satisfatórias. Você verá que a qualidade dos seus acordos terá um salto expressivo.


Mãos à obra!


bottom of page