top of page

4 DICAS PARA LIDAR COM GENTE DIFÍCIL

Como você lida com pessoas difíceis? Aquelas que assumem posturas agressivas ou usam táticas manipuladoras para conseguirem o que querem? É frequente encontrarmos gente assim nos ambientes corporativos e, dependendo do setor, muito frequente, até.


Por isso, eu trouxe quatro perfis típicos* que costumam nos tirar do sério - e dicas para tentar contornar cada comportamento específico.


1. Sim, mas...

É aquele que parece estar em cima do muro, mas rejeita quase tudo o que você diz, quase sempre por um detalhe. Não deixa as coisas avançarem e põe a culpa disso nos outros.


Como contornar?

Primeiro rotule a opinião da pessoa para tirá-la de cima do muro ("Parece que você está encontrando dificuldades para aceitar o que estou propondo") e depois peça sugestões, contribuições positivas ("Como você sugere resolver isso?")


2. O desconfiado

A pessoa que tem dificuldades em dar o próximo passo por não se sentir seguro com a situação. Parece que sempre tem alguém tentando passar a perna nele. Na maioria das vezes isso é uma questão de personalidade. Algumas pessoas são desconfiadas por natureza, outras carregam algum trauma de traição no passado.


Como contornar?

Identifique os momentos em que a pessoa demonstra desconfiança, mas evite perguntas abertas demais, que permitam que ela se esquive, do tipo "Por que você está desconfiando de mim?" Prefira formas mais voltadas para a ação: "O que eu posso fazer para diminuir suas preocupações?"


3. O hostil

É a pessoa que tenta controlar através da intimidação e faz disso o seu comportamento padrão. Também é usado para evitar assuntos mais delicados (evasão).


Como contornar?

A primeira coisa é não se deixar levar pela emoção. Em seguida, procure dizer a reação que o comportamento da outra pessoa está causando em você. Não diga que ela está nervosa ou com raiva. Diga que "parece" que ela está nervosa ou com raiva. Assim você não acusa ninguém, mas dá a sua visão, sua interpretação. Outra forma é dizer como você está se sentindo ("Estou me sentindo intimidado/pressionado"), porque novamente é a sua interpretação. É diferente de dizer que a pessoa está te intimidando.


4. O desafiador

É o que tenta demonstrar poder e superioridade questionando suas ações, sua experiência, habilidade ou autoridade. Costuma focar nas pessoas, não nas ideias. Normalmente é calmo e bem controlado e parece gostar da encenação. Um cínico típico.


Como contornar?

Evite as provocações e disputas de poder. Se você entrar no jogo, já terá perdido. Busque uma empatia às avessas, perguntando o que a pessoa faria se estivesse no seu lugar.


____________________

*Adaptado de 4 Most Common Types of Difficult People, de Derek Gaunt.

bottom of page